0

Como plantar uma Planta – Dicas e Cuidados

Como Plantar uma planta – Mexer com as plantas é uma atividade muito relaxante, além de enfeitar o ambiente. Naquele espaço do quintal que você sonha em torná-lo jardim ou um canteiro, ou em apartamento com vasos nas varandas, ter plantas por perto torna o ambiente muito mais agradável e bonito. Neste artigo você irá ler diversas dicas e como plantar plantas em diversos locais diferentes.

Se na sua casa ou apartamento existe algum lugar que bate sol pelo menos algumas horas no dia, você pode sim plantar uma planta, sejam elas flores ornamentais ou até criar uma mini horta na varanda do seu apartamento em vasos ou em jardineiras.

Muitas pessoas tem o interesse de aprender como plantar uma planta, mas muitas das vezes desistem por não saberem nem por onde começar essa tarefa, ou por achar que vai dar muito trabalho. No começo pode até ser que pareça uma tarefa muito difícil plantar uma planta, mas como todas as coisas com o tempo e a prática se torna mais fácil do que se parece.

Como plantar uma planta

Se você tem dúvidas de como plantar uma planta siga as dicas que daremos a seguir, veja como é fácil e mãos á obra.

Dicas e cuidados de como plantar uma planta

Em primeiro lugar você deve escolher o espaço ideal para o plantio da muda. Esse espaço deve ser o suficiente para o crescimento dela,e deve bater sol pelo menos algumas horas por dia. Então pense em qual tipo de planta está pretendendo plantar, pois ela não irá se desenvolver perfeitamente caso coloque em um vaso muito pequeno ou muito próximo de muros. Caso pretenda plantar uma árvore ou um arbusto em seu quintal, respeite o espaço mínimo entre elas, que devem ser de 3,0 metros, e também analise o espaço, se tem muita construção por perto e linha de energia elétrica.

plantas

Antes de plantar sua muda também é muito importante saber qual o espaço ideal para ela, pois algumas plantas não aceitam muito sol, enquanto outras não aceitam muito bem a sombra. Algumas preferem locais úmidos, enquanto outras por locais áridos. Procure pesquisar bastante sobre o tipo de planta que deseja plantar para aprender sobre a espécie.

plantar uma planta

Ao comprar a muda, escolha uma que esteja com boa aparência, não leve as que estiverem murchas, secas, amareladas ou danificadas. Preste atenção na embalagem da muda, se vier em sacos plásticos, a muda deve ser retirada com cuidado para que o torrão que protege as raízes não se quebre. No entanto podem ser utilizados outros tipos de embalagens como latas e tubetes. No caso das latas pode ser retirado só o fundo. Para facilitar a retirada da muda de embalagens como plásticos, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando uma tesoura ou uma faca e corte o saco plástico no sentido da muda para o fundo e com muito cuidado retire a embalagem.

plantas

Prepare a terra para receber a muda e antes de colocá-la na terra, é ideal que se faça uma pequena cova, com aproximadamente 5 centímetros de lado e 10 centímetros de profundidade. Revolva a terra com uma pá de forma que ela fique bem solta e fofa, coloque a planta na cova com a terra que vem junto na embalagem e adicione mais terra na cova. Depois de colocar a terra,regue com bastante água e espere ser absorvida. Não se esqueça de colocar adubo na terra, ele pode ser de gado, cavalo ou galinha, mas cuidado para não exagerar, muito adubo pode acabar matando sua muda.

Pode também utilizar adubo orgânico, se informe antes de fazer, pois não é somente jogar cascas de legumes na terra, como todos pensam, tem toda uma preparação.

A maioria das pessoas têm uma certa dificuldade em saber qual o espaço necessário entre as plantas, seja elas frutíferas ou plantas ornamentais. A medida correta do espaço para plantas frutíferas deve ser relativa ao crescimento da planta para o alto, prevendo o seu tamanho adulto. Já as plantas ornamentais não têm uma lógica a ser seguida, caso plantada em vasos ou em pequenos espaços nos jardins, é importante observar o porte e a necessidade das raízes de cada planta.

Observe bem suas plantas, se elas estiverem dando sinais de que estão morrendo, retire as folhas secas e não se esqueça de regar sua planta, mas sem exageros para que não fiquem encharcadas, dependendo da planta faça isso no mínimo uma vez ao dia. Se não for possível molhar, crie uma cobertura usando folhas de grama cortadas, isso ajuda a manter a umidade do solo.

Como Plantar uma planta – Comprar sementes

Na internet você consegue encontrar diversos tipos de sementes bem interessantes de plantas decorativas e até árvores frutíferas. Os preços podem variar bastante, mas o investimento é muito baixo. As sementes compradas na internet são enviadas pelos correios sem qualquer problemas.

Agora que você sabe como plantar uma planta, fica tudo mais fácil. Mãos a obra!

 
.

Compartilhar no Orkut

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2014 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.