1

Rodapé – Dicas e modelos de acabamentos

Você já prestou atenção no acabamento que está entre o piso e a parede quando está em algum cômodo de uma casa? Talvez não, mas com certeza percebe se ele estiver faltando, você notará que há algo errado. Essa é a prova de que o rodapé tem um importante papel estéticona decoração de um ambiente. Como os quadros, eles funcionam como uma moldura das paredes, colocando em evidência tanto o piso quanto a parede.

rodapés

Atualmente existe no mercado vários modelos de rodapé e com o uso de vários materiais. Os mais comuns são de MDF, que pode ser entregue devárias formas,como o cru, pintado de acordo com a escolha do consumidor ou revestido com algum tipo de acabamento, existe também os de madeira, porcelanato, cerâmica, poliestireno expandido, gesso e até de cimento. Cada modelo desse possui uma característica única e devem ser utilizados de acordo com o piso de cada ambiente.

Na hora de escolher sempre aparece aquela dúvida sobre qual tipo de material escolhemos. O importante é observar as dicas para não errar na escolha. Atualmente não tem se limitado a regra que se aplicava a alguns tempos atrás: de que o rodapé deveria ser do mesmo material do piso. Agora o que fala mais alto é a criatividade e lógico, o bom senso.

Dicas de materiais e modelos de rodapés

Vamos começar falando das vantagens do mais moderno tipo de rodapés de poliestireno expandido. Eles possuem um perfil rígido de acabamento produzido a partir da reciclagem do isopor. Os rodapés de poliestireno são muito resistentes, bonitos e ecologicamente corretos. Os rodapés com sse material podem ser aplicados em ambientes úmidos, não empenam, não mofam e são imunes ao cupim. Além de tudo isso eles possuem algumas vantagens em relação aos outros materiais usados nos rodapés: esse modelo é de fácil e rápida aplicação, não faz sujeira e, além disso, é muito leve. Além de rodapés, também são feitos desse material, sancas e molduras para portas, janelas, sacadas, fachadas e etc.

rodapé eps

Um dos mais usados, o rodapé de cerâmica, particularmente é o que dá mais trabalho, porém pode-se utilizar os pisos que foram cortados, evitando assim um gasto maior.

rodapé cerâmica

Os rodapés de porcelanato dão um acabamento sofisticado.

porcelanato

rodapé cerâmica

Os rodapés de mármore ou granito também dão um acabamento perfeito.

rodapé granito

Rodapé de madeira:

madeira

Existem várias opções de modelos e acabamentos que devem ser escolhidas de acordo com a decoração do ambiente. Podem ser lisos, apresentar frisos negativos ou sobrepostos, retos ou abaulados. Ou seja, os rodapés permitem uma variedade de opções e detalhes particulares.
Caso queira dar uma reformada no ambiente, saiba que alguns modelos de rodapé podem ser pintados.

Os de poliestireno, MDF, madeira e cimento aceitam pintura, mas exigem tintas diferentes para cada um. Para os de poliestireno, por exemplo, prefira as tintas sintéticas, acrílicas ou à base de poliuretano. Já para os rodapés madeiras recomenda-se tinta látex semibrilho, que facilita muito na hora de limpar.

 
.

Compartilhar no Orkut

1 Comentário no texto "Rodapé – Dicas e modelos de acabamentos"

  1. magna disse:

    Boa noite!

    Comprei porcelanato bege claro pra minha casa toda,em alguns cantos vou colocar também nas paredes o mesmo porcelanato do piso como: cozinha,area de serviço,dispensa e banheiros. gostaria de uma opinião se fica legal. ah e também queria saber com quantos cm de largura é feito um rodapé de porcelanato? aguardo respostas.

Comente!

Enviar Comentário
Por: Luiz Junior © 2014 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites.